yacht-designer-trabalhando-tls

Esta é a profissão do futuro do mercado náutico. Você estará preparado(a)?

Yacht designer é uma palavra pomposa e bonita na língua inglesa, e tem uma definição um tanto quanto nebulosa em português. Alguns dizem que se trata de:

  • Um profissional que desenha barcos, outros,
  • Aquele que engendra, planeja e viabiliza, outros ainda dizem que
  • São os próprios Engenheiros Navais.

Mas afinal, o que seria essa carreira? A melhor resposta seria:

“Todas as alternativas estão corretas”

Provérbio chinês 🙂
yacht design sketch
Típico sketch de estudo por um yacht designer. Fonte: Facheris Design

Ainda em 2017 nós chegamos a escrever um artigo mostrando o dia-a-dia de um projetista naval. De lá para cá muita coisa mudou no Brasil, e o termo yacht designer ganhou projeção.  Hoje, temos à disposição do público em geral o único curso de formação de yacht designers do Brasil, um dos únicos à distância e online no mundo, nos moldes internacionais, como a Landing School ou a Westlawn Institute.

Como é a formação?

As diferenças para um projetista/modelador começam já pela formação; o yacht designer deve ter conhecimentos os mais diversos, como design e arquitetura, mas também conhecimentos técnicos mais próximos da engenharia. Como é uma carreira que privilegia o trabalho autônomo, o profissional deve saber um pouco de cada um desses campos.

yacht designers jon bannenberg
Jon Bannenberg em seu estudio © Bannenberg & Rowell. Fonte: Forbes

Apesar de ser muito técnico, o curso tem a vantagem de ser comparável a uma pós-graduação e portanto uma opção para pessoas de diferentes formações que desejam mudar de carreira e especializar-se em uma área diferente. A formação em geral inclui disciplinas de modelagem de casco, fabricação, materiais, entre outras. Veja no quadro abaixo como é caracterizado um yacht designer e as perspectivas de mercado para o futuro.

Qualificações Senso de design e estética, solucionador de problemas, habilidades sociais
Salário Médio (2018) US$66,590 por ano para designers industriais e de produto, US$92,560 por ano, para engenheiros e arquitetos formados
Previsão de Crescimento (2016-2026) 4% para designers industriais e de produto, 12% para engenheiros e arquitetos

Fonte: U.S. Bureau of Labor Statistics

O Trabalho do Yacht Designer

O dia-a-dia é também bastante diferente de um escritório de arquitetura convencional ou mesmo uma empresa de projetos de navios. O yacht designer em geral trabalha sozinho, como freelancer e tem pouca ajuda externa, salvo algum detalhamento ou especificidade que é terceirizada para um profissional mais dedicado a um certo assunto em especial.

O trabalho é fundamentalmente criar os projetos de barcos de pequeno e médio porte, a vela ou a motor, para esporte e recreio ou trabalho, de acordo com as especificações dos clientes, sejam eles estaleiros ou pessoas físicas que desejam um barco customizado para suas necessidades. Este é, portanto, um trabalho muito nobre e de alta responsabilidade técnica, já que você se torna o autor de um barco.

O trabalho começa com a entrevista com o cliente, uma etapa muito importante em qualquer projeto, na qual o profissional deve saber conversar com o cliente e extrair dele as informações mais importantes que guiarão seu trabalho nos meses seguintes. Quantos tripulantes, tamanho e uso do barco, tipo e material de preferência são algumas das informações valiosas que o cliente, mesmo não consciente dessa importância, deve prover ao yacht designer.

Em muitos casos, no entanto, principalmente para super yachts, o yacht designer passa a ter uma especialização, atuando no design externo ou interno de um determinado barco. Além desses, há ainda um profissional dedicado aos cálculos de arquitetura naval, como estabilidade e performance hidrodinâmica.

Por Onde Começar?

O mercado no Brasil está em expansão. São novos estaleiros todos os dias abrindo portas e com uma consciência cada vez maior sobre a importância de uma parceria firme com um profissional de qualidade técnica, não apenas um desenhista.

yacht designers Frers
Família Frers, projetistas argentinos de renome. Fonte: Yachting World

Se você está procurando independência em uma nova carreira, comece a considerar o yacht design como uma alternativa. Só aqui no BRANA você vai ter essa formação completa em apenas 1,5 anos e ainda se formando com seu próprio portfólio de projetos para já sair com o V0 (velocidade inicial em “engenheirês”).

Luiz Carvalho
About the author

É Engenheiro Naval formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com larga experiência como velejador, já correu regatas nas classes Laser, Snipe e finalmente como tripulante na ORC, participando de importantes eventos, como a Regata Internacional Santos – Rio. É um apaixonado por barcos e acredita que reside um grande potencial a ser explorado no povo brasileiro, através de políticas voltadas para a imensa costa atlântica e os milhares de quilômetros de rios navegáveis de que o país dispõe.

Leave a Reply

Mini Congresso de Yacht Design 2020

Online. Gratuito.  Em Março!

Pré-inscrições abertas!

Mini Congresso de Yacht Design Brana 2020
Mini Congresso de Yacht Design Brana 2020

Quais os softwares mais utilizados por projetistas de embarcações?



×