Os Benefícios da Construção de Um Barco de Madeira

Normalmente o que motiva alguém a construir um barco é o desejo de ter o próprio barco, ter um barco para pescar, para passear, curtir um fim de semana com a família. Mas você tem ideia de quantos benefícios o exercício de construção de um barco de madeira pode oferecer a esse construtor? E acredite, qualquer pessoa que se interesse pode construir seu barco e se beneficiar deste processo, desde crianças até a melhor idade!

Nossa proposta de construção de um barco de madeira é ensinada em um contexto de desenvolvimento e aperfeiçoamento de variados saberes, competências e habilidades do indivíduo que constrói.

No desenvolvimento e planejamento da construção, são valorizadas não apenas a construção pura e simples, mas também o uso de disciplinas básicas como a matemática, a geometria, a física e a química. Nesse processo, são envolvidas várias competências, como a atenção, concentração, organização, tomadas de decisão e coordenação motora. Também são cobertos aspectos interpessoais como o trabalho em equipe, divisão de tarefas, cooperação e responsabilidade, entre outros muitos aspectos intrínsecos ao processo, que podem ser explorados de acordo com a dinâmica e características de cada grupo. Pense, por exemplo, em quantos fazeres, quantas medições, quantas decisões há de se tomar ao longo de um processo como esse… Além disso, a experiência da construção pode ser marcante e despertar a vocacionalidade daquele que se envolve.

study

Há com isso um grande apelo para a aplicação em diversos ambientes, desde o escolar, com crianças e jovens, até o ambiente empresarial em processos de desenvolvimento de equipes e competências. Há também a possibilidade de aplicação em ambientes de lazer, como clubes náuticos, atividades em acampamentos e quaisquer locais que permitam seu desenvolvimento, pois trata-se de uma atividade totalmente lúdica, divertida e prazerosa.

Nada mais natural, já que o simples ato de construir é certamente algo que reúne uma série de benefícios cognitivos e emocionais para os envolvidos. Partir de algo concreto já está provado ser um método eficiente para ilustrar um propósito teórico, mas além disso, barcos, em geral, despertam a curiosidade em qualquer indivíduo, independentemente do tamanho ou complexidade da construção. Trazer para o campo do ensino a prática de construção naval é nada mais nada menos que ressaltar os benefícios de uma prática de lazer para o desenvolvimento do conhecimento para além do simples processo de construção.

Professor Bill Thomas em uma aula de construção naval na WBS (Fonte: próprio autor).
Professor Bill Thomas em uma aula de construção naval na WBS (Fonte: próprio autor).

Não à toa, existem hoje no mundo diversas organizações imbuídas da missão de utilizar da prática de construção de pequenas embarcações, em um curto espaço de tempo, como recurso de desenvolvimento pessoal. Só nos Estados Unidos existem ao menos 83 organizações comprometidas com o ensino da construção naval com pequenas embarcações, muitas das quais envolvidas com o ensino exclusivamente de crianças. Essas organizações já possuem até uma forma de articulação, através de uma aliança para troca de informações, a Teaching With Small Boats Alliance (Aliança para Ensino com Pequenas Embarcações, em tradução livre), que promove uma conferência anual para reunir todas as empresas num esforço de manter as iniciativas em foco, promovendo-as espontaneamente.

Crianças em uma aula no Rocking the Boat, NY, 2014 (Fonte: Rocking the Boat)
Crianças em uma aula no Rocking the Boat, NY, 2014 (Fonte: Rocking the Boat)

BRANA nasceu com o propósito de construir um estaleiro-escola. Pretende-se com isto promover um projeto semelhante aos modelos por nós estudados nos EUA, capacitando crianças, jovens, adultos e idosos. Esse também é o nosso objetivo.

Além disso, BRANA possui um inovador modelo de estaleiro escola móvel, que leva esta proposta a quaisquer lugares do Brasil, como escolas, empresas, clubes, hotéis, entre outros, agregando práticas de coaching e mentoring ao processo de construção das embarcações, naturalmente, trazendo as melhores práticas, tanto da construção naval quanto didáticas, para nossos alunos.

About the author

6 Responses
  1. samari-ap@hotmail.com

    meu nome Samuel Jorge, sou de Macapá (Ap) aqui temos diversos tipos de madeira para construção naval. tais como cedro, piquiá, itaúba, Cumaru, mandioqueiro, sapucaia… sou Eng. florestal e curioso quanto a construção de pequenas embarcações, se possível gostaria de receber de vocês um projeto para construção de uma barco de pequeno porte(6/7 mts) utilizando matéria prima descartada em serrarias

    1. bradmin

      Bom dia, Samuel. Obrigado pelo interesse no BRANA.
      Nós temos uma enorme responsabilidade ambiental em todas as nossas atividades.
      Uma proposta para projetar e construir uma embarcação com materiais de descarte ou reciclados é uma ótima perspectiva.
      Estou entrando em contato via e-mail para alinharmos a proposta.
      Um abraço e bons ventos!

  2. Eduardoliva1@hotmail.com

    Olá amigos estou em teresina capital do piaui som cortados por dois rios e adoro barco porém não tenho um …ferido ao alto custo…então tive a idéia de construir o meu barco …..mas gostaria de uma projeto simples para uma embarcação de 6 metros motorização pequena abaixo de 10 hp .fico no aguardo de uma resposta. .abraço e bons ventos

  3. Anderson brederode

    Boa noite!
    Sou Anderson sou apaixonado por barcos a vela.
    Moro em búzios um paraíso pra velejar, gostaria de construir um veleiro com 18 pés em madeira com um baixo custo.

Leave a Reply