No final do último mês de julho e começo de agosto, realizamos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro um ciclo de palestras e cursos sobre pequenas embarcações, o que chamamos de Mini Congresso de Inverno BRANA 2017.

004

Entre palestras e vivências. Assim foi o mini congresso de inverno 2017 (Fonte: BRANA).
Entre palestras e vivências. Assim foi o mini congresso de inverno 2017 (Fonte: BRANA).

 

Nossa intenção foi estimular o uso, a construção e a execução de projetos de pequenas embarcações no Brasil, e nos surpreendemos com o interesse dos participantes pelo assunto. Abaixo relacionamos alguns números do evento:

NÚMEROS DO MINI CONGRESSO 2017 – SP e RJ

108 inscritos

6 palestras gratuitas

4 convidados especiais

2 cursos presenciais

O mais interessante foi perceber que muitos dos participantes já haviam se aventurado na empreitada de construir pequenas embarcações. São esses exemplos que nós gostaríamos de destacar. Eles provam que esta é uma experiencia única e acessível a qualquer pessoa e, como disse Victor, um dos participantes do evento em  São Paulo: “construir um barco mudou minha vida”.

Por falar no Vitor, ele já está no segundo barco. Primeiro construiu um D5 da Bateau e agora está construindo uma canoa.

010

Vitor e suas criações (Fonte: Vitor Lei)
Vitor e suas criações (Fonte: Vitor Lei)

 

O engenheiro naval Hugo do RJ, que também prestigiou o evento, projetou e construiu um SUP de madeira, misturando as técnicas de Strip Planking e Stich and Glue. Em breve nós iremos publicar um artigo dele próprio aqui no BRANA sobre esse processo.

SUP de projeto e construções próprios (Fonte: Hugo Hernandez Perez)
SUP de projeto e construção própria (Fonte: Hugo Hernandez Perez)

 

Já o Luiz de SP, médico de profissão e também conhecido como Doc SUP, fez também um SUP de madeira que pode ser visto no vídeo abaixo. Agora ele está trabalhando em um catamarã de 14 pés, também idealizado por ele.

O SUP e o seu criador, o Doc SUP (Fonte: Doc SUP)
O SUP e o seu criador, o Doc SUP (Fonte: Doc SUP)

 

O Daniel Klein, que participou no mini congresso em SP também construiu um SUP de madeira da CLC, o Kaholo 12’ 6”.

008

007
SUP do Daniel, construído em ply glass (Fonte: Daniel Klein).

 

Em SP o Mini Congresso aconteceu no Oficina Lab, uma escola de marcenaria no coração de São Paulo que tem até canoas penduradas no teto. Quem diria que ali se reuniriam pessoas fazendo barcos de madeira? A Oficina Lab já oferece há um bom tempo um curso da técnica de Strip Planking, que é muito bem cotado, ministrado pelo amigo Pedro Terra.

011

O espaço da Oficina Lab em SP foi uma grande oportunidade de mostrar a todos a prática da oficina (Fonte: BRANA)
O espaço da Oficina Lab em SP foi uma grande oportunidade de mostrar a todos a prática da oficina (Fonte: BRANA)

 

O Herbert, da Berck Design, que foi um dos nossos convidados especiais, além de remador profissional, já construiu vários caiaques que tivemos a oportunidade de ver pessoalmente no Mini Congresso. Agora ele esta projetando mais dois caiaques, um para competição e um para iniciantes, a pedido do Brana. Em breve teremos novidades.

E no meio de tudo isso nós ainda projetamos e construímos o protótipo do Bote 65 que em breve estará disponível em forma de curso, kit e projeto.

E você? Já construiu o seu? Se já, mande uma foto pra gente e comece a fazer parte desse grupo!

O BRANA também é isso, um espaço para reunir entusiastas de pequenas embarcações. E se você perdeu o Mini Congresso desse ano, fique ligado que ano que vem tem mais.

bradmin
About the author

Leave a Reply

Quais os softwares mais utilizados por projetistas de embarcações?