A primeira etapa para construção tradicional de um barco de madeira é desenhar as linhas do casco em tamanho real. Este processo é conhecido como lofting.

Painéis de madeira são montados em uma bancada ou mesmo no chão, como se fosse um pedaço de papel grande o bastante para que o barco possa ser desenhado em tamanho real.

1_original
Mesa de Lofting (Fonte: Cassio Neres)

 

O plano de linhas (lines plan) fornecido pelo projetista em um certa escala é então transferido para estes painéis (lofting floor). Os pontos são medidos e marcados com pregos.

Linhas do casco traçadas no processo de Lofting (Fonte: Cassio Neres)
Linhas do casco traçadas no processo de Lofting (Fonte: Cassio Neres)

 

Plano de linhas (Fonte: Cassio Neres)
Plano de linhas (Fonte: Cassio Neres)

Muitas vezes é fornecida uma tabela com estas medidas, conhecida como tabela de cotas (offset table). Apesar de o plano de linhas ajudar bastante na visualização, apenas com esta tabela é possível se chegar às linhas do casco com maior precisão.

Tabela de cotas (Offset table)
Tabela de cotas, em unidades imperiais (Offset table)

Depois, com um pedaço de madeira longo e flexível o suficiente, que funciona como uma régua, apoiado contra os pregos, as linhas são recriadas em tamanho real.

Sarrafo (Batten)
Sarrafo (Batten)

Essas linhas, já em tamanho real, são utilizadas para construir os moldes (molds), a quilha, a roda de proa, cavernas (frames) e outros elementos.

Bodyplan (Plano de Balizas)
Bodyplan (Plano de Balizas)

 

Molde construído com base no Plano de linhas (Balizas) após processo de lofting (Fonte: Cassio Neres)
Molde em tamanho real construído com base no Plano de Linhas (Balizas) após processo de lofting (Fonte: Cassio Neres)

O lofting, nada mais é, portanto, que uma técnica para transferir as dimensões definidas pelo projetista em seus desenhos para o local onde será realizada a obra, em escala natural, ou seja, já nas proporções certas da embarcação real.

Alguns projetos acompanham um modelo em tamanho natural, em geral em papel, para que sejam cortados os painéis e seções. No entanto, a grande maioria não vem com esses padrões para o corte em tamanho natural e nem medidas claras nos planos, exigindo do construtor a aplicação da técnica de lofting.

Considerado por muitos um dos grandes mistérios da construção naval, na verdade, essa técnica pode ser facilmente utilizada por qualquer um e pode abrir para o construtor amadormuitas possibilidades em termos de opções de projetos para se construir! O lofting é realmente uma ferramenta valiosa!

Sobre o Autor  


cassio_foto

 Cassio Neres

É projetista de embarcações formado pela The Landing School em Maine, EUA, onde atualmente leciona e projeta. Praticante de surf e kitesurfing sempre amou o mar. Em 2015, após mais de 10 anos como co-fundador e diretor de uma empresa na área de TI, decidiu iniciar um movimento de transição em que pudesse combinar essa paixão com suas habilidades em matemática, solução de problemas, desenho e arte. Acredita no potencial náutico do Brasil e deseja contribuir para que as pessoas possam desfrutar de uma relação mais próxima com o mar.

bradmin
About the author

6 Responses
  1. Avatar
    Marcos

    Ola Cassio Neres, eu sou projetista amador tenho uma copia do software Max Surf 13.01, e já faço uns projetinhos de casco em v, para bahias, gostaria de saber como usar essa tecnica lofting, para passar do reduzido a escala natural, voce poderia me ajudar mandando algun conteudo em PDF. obrigado amigo

  2. Avatar
    Ricardo Zago

    Bom dia Cassio, estou tentando fazer um barquinho pra mim, com uma tabela dessas.
    Tenho uma dúvida referente a tabela:
    – Estou transformando tudo em milimetros, acho mais fácil de trabalhar,
    – E nas oitavas tem alguns sinais de (+) inclusive nos (0),
    Qual o motivo disso?
    Pode me ajudar?

    1. bradmin
      bradmin

      Oi Ricardo!
      Boa ideia, trabalhar com milimitros facilita para nós mesmo.
      Com relação ao sinal de +, onde tiver você acrescenta 1/16 polegadas, ou seja 1.5875‬ mm, mesmo onde for “zero”. Por exemplo, 0+ é na verdade 0 + 1.5875‬ mm, ou seja 1.5875‬ mm.
      Abraço!
      Cassio

  3. Avatar
    wilson busato

    Olá Cassio. Estou iniciando na arte. Voce me recomendo algum site onde posso encontrar projetos para treinar fazer lofting? Valeu

    1. bradmin
      bradmin

      Claro, legal o seu interesse em desenvolver essa técnica. Pode olhar os projetos da Wooden Boat Store, que oferece muitas opções de barcos clássicos. Outra dica é comprar o livro do John Gardner, que traz uma porção de bons projetos que você pode reproduzir fazendo lofting de modelos em escala, sem falar que é uma excelente referência. Segue o link: https://amzn.to/3eifQQz

Leave a Reply

Quais os softwares mais utilizados por projetistas de embarcações?