Grupo de Artistas faz Curadoria de Filmes do Mar

Festival Cinema do Mar indica 13 filmes para serem assistidos em casa
 
Depois de músicos se apresentarem em “lives” on line pela internet, chegou a vez dos eventos de cinema levarem entretenimento gratuito para as casas brasileiras durante a quarentena. Com objetivo de contribuir com a saúde mental do público em isolamento por conta do Coronavírus, o Festival Cinema do Mar em Casa selecionou 13 filmes para serem assistidos a partir da próxima sexta, dia 10/4. Com classificação livre, os filmes escolhidos se debruçam sobre as questões do povo caiçara e territórios das águas.

Essa é a primeira edição virtual do Festival Cinema do Mar que já aconteceu presencialmente nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro, e que conta com o apoio voluntário de todos os diretores que liberaram seus filmes sem qualquer contrapartida financeira. O esforço visa lançar luz também chamando atenção do público para os profissionais do audiovisual no geral e do cinema em específico, tem seu trabalho impactado por conta do confinamento. 

Os filmes selecionados abordam alguns dos assuntos pertinentes da relação do ser humano com o mar, como a pesca, os fazeres artesanais, a vida ribeirinha, os mitos e lendas. A cartela de filmes conta ainda com diversos gêneros como documentário, ficção, drama e até animação. Curtas, médias e longa metragens são apresentados.

Filmes convidados

A COBRA

Direção: Carlos Sautchuk
Sinopse: O vídeo mostra as pescas do PIRARUCU e da GURIJUBA na VILA SUCURIJU, comunidade ribeirinha no estuário do rio Amazonas, litoral do Amapá, onde a pesca artesanal é a principal atividade econômica. 
Link de acesso: https://vimeo.com/canaliris/acobra

Cada Vez Mais Longe

Diretor: Eveline Costa e Oswaldo Lioi
Sinopse: Foi na década de 60 que começou o processo de assoreamento da Baía de Sepetiba, e isso por causa da implantação da Zona industrial. Isaura e João vivem na pacata região. Ela faz e desfaz um crochê, alegando que é sua única distração naquele lugar. e ele, pescador, promete trazer todos os peixes do mundo caso ela pare com essa mania. Mas João é obrigado a ir cada vez mais longe nesta busca, e Isaura segue esperando por ele, em meio à solidão.
Link de acesso: https://www.primevideo.com/gp/video/detail/Cada-Vez-Mais-Longe/0PM845BOCFC5WXXPQ5C339J7CH/ref=atv_nb_lcl_zh_CN?persistLanguage=1&language=pt_BR&token=g1hJovnuiynRH7BgF5mc3YEuaHpCbSwOk2hA2JxSTzCFAAAADAAAAABefbL1cmF3AAAAABVX8CwXqz4nuL9RKX%2F%2F%2Fw%3D%3D&ie=UTF8

Carne e Casca

Realizador: Dani Drumond
Sinopse:  Nas entranhas do manguezal recifense, existe a Ilha de Deus. Nela, resiste José Joaquim Francisco Filho, também conhecido como “Mosquito”, o mais antigo pescador de sururu em atividade na região. No leito do Rio Capibaribe, um dos mais poluídos do Brasil, Mosquito luta pela sobrevivência e pelo futuro de seus netos.
Filme no Youtube: https://youtu.be/jomzGMpv3dA

ÉGUN

Direção: Hélder Quiroga
Sinopse: Um pescador busca compreender os fatos que levaram à morte de seu pai. Em linguagem poética, o filme aborda a relação entre a condição sociocultural de moradores de uma comunidade litorânea e a tradição do candomblé. 
Link de acesso: https://vimeo.com/136351054

ENTREMARÉS 

direção: Anna Andrade
Sinopse: Documentario acompanha a vida de mulheres que sobrevivem da atividade na Ilha de Deus, comunidade pesqueira do bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife.
Link de acesso:
https://vimeo.com/272588368
Senha: ilhadegod@#

FLUTUANTES

Direção: Rodrigo Savastano
Sinopse: Ensaio documental sobre a liberdade em seus aspectos mais afirmativos: criação, autonomia, sonho, prática, moradia, política, pensamento e flutuância. O filme discute os limites entre a concretude da vida e o sonho, a partir dos dois personagens protagonistas.
Link de acesso:
https://vimeo.com/122071766/ab691eb7b1

ITAIPÚ MEMÓRIAS

Direção: Ademas Pereira da Costa Júnior 
Sinopse: Documentário sobre a tradicional peca de arrastão realizada na praia de Itaipu, em Niterói.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ozcDLVVOk5Q&t=201s

O IMPÉRIO DE UM NAVEGADOR

Direção: Edson Fogaça 
Sinopse: Benedito, um navegador que exerceu sua profissão com paixão desde sua infância, chegou aos 80 anos e agora precisa abandonar a atividade que lhe trouxe sustento e alegrias por tantos anos. Como forma de se despedir dos grandes amigos, inicia uma longa e derradeira jornada: parte de São Luís, no Maranhão, para finalizar sua última navegação nas ilhas de Maiaú.
Link de acesso: https://youtu.be/fI1LXqRUPzc

OLEGUNS OLO FÊ

Direção: Fernando Mamari e Tarsilla Alves
Sinopse: Ele desperta no porto da cidade. Por meio de olhares, percebe que neste caminhar não está só. Seu corpo segue o ritmo dos tambores, que o guiará até seu destino final. Alí, descobre que finalmente sua liberdade está além-mar.
Link de acesso: https://vimeo.com/104316017
Senha de acesso: oleguns

O TIME DA CROA

Direção: Jorane Castro
Sinopse: No nordeste do Pará, os pescadores que vivem na Praia de Ajuruteua não perdem um jogo de futebol. Levam tão à sério a paixão pelo esporte que sempre embarcam com uma bola acomodada na proa do barco. Quando encontram os parceiros de pescaria nas croas (os bancos de areia), improvisam uma “pelada”. 15min.
Link: https://vimeo.com/214225581
Senha de acesso: 20copa17

PESCADORES DA MARÉ

Direção: Josinaldo Medeiros
Sinopse: Pescadores da Maré resistem a indústria do petróleo, a poluição e as áreas demarcadas pela Marinha do Brasil. Numa Baia de Guanabara super disputada, onde está o peixe? 
Link de acesso: https://youtu.be/8OavBMZa9Hw

VER PEIXE

Direção: Rafael Devos
Sinopse: Nas praias do sul do Brasil, os vigias procuram os sinais da presença dos cardumes de tainhas. Estimam a espécie e a quantidade de peixes, a direção e a velocidade em que seguem. Orientam os movimentos  com a canoa e a rede, para encontrar com as tainhas. Não basta enxergar bem. Ver peixe é desvendar o ambiente: perceber a temperatura do ar e da água, a tonalidade do mar, a direção e a intensidade dos ventos e das correntes marinhas, os movimentos dos peixes e o relevo da praia. Atentos aos modos das tainhas se mostrarem, aprendemos a ver peixe, com os pescadores da canoa Saragaço.
Link de acesso: https://vimeo.com/user5092748/verpeixe

VEREDA

Direção: Diego Florentino
Sinopse: O pescador paira sobre a correnteza e sobrevive das sobras do amor gasto. Toma pra si a beleza que o mar revolto lhe deu em troca de sua vida.
Link de acesso:
https://drive.google.com/a/cursodecinemace.com.br/file/d/0B_oApFSHMHPLb1BnSlE0bVRZeXM/view?usp=drivesdk

Contato

Débora Almeida
(21) 99417-8545 / debora.sas@gmail.com

About the author

É Engenheiro Naval formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com larga experiência como velejador, já correu regatas nas classes Laser, Snipe e finalmente como tripulante na ORC, participando de importantes eventos, como a Regata Internacional Santos – Rio. É um apaixonado por barcos e acredita que reside um grande potencial a ser explorado no povo brasileiro, através de políticas voltadas para a imensa costa atlântica e os milhares de quilômetros de rios navegáveis de que o país dispõe.

Leave a Reply