Yacht Design: os 3 livros essenciais. Um deles é grátis, sabia?

Interessado em Yacht Design? Muita gente me pergunta como começar a fazer seu primeiro projeto de barco. Eu sempre respondo: sendo curioso. E essa curiosidade não se resume apenas àquela pesquisa na internet. Tem que ser físico, ir às marinas e ver os barcos, velejar, navegar, construir e, sobretudo, ler livros.

Até aí tudo bem. Quem não gosta de velejar e navegar? Ir passear nas marinas, olhar todos os barcos possíveis e saber quais são de cor. Entretanto a parte mais técnica e que vai te elevar a outro nível é (como se espera) a mais difícil. Como diz o jornalista e historiador Eduardo Bueno, está tudo lá para quem quiser entender.

Nós brasileiros temos um problema adicional nessa busca pela técnica do yacht design. Não há bibliografia ainda em português. A leitura, então, deve ser, para piorar um pouco as coisas, em inglês, se não também em francês, alemão…

Por onde começar?

A nossa lista começa com um clássico moderno do projeto de barcos, útil a todo escritório de projetos:

  • Principles of Yacht Design: este livro, escrito por Larson e Eliasson, dois projetistas noruegueses, está em sua quarta edição e já dá dicas importantes de como usar ferramentas modernas de modelagem de veleiros entre 10 e 30 metros de comprimento.
Principles of Yacht Design - Livro Yacht Design
3 Seminário de Tecnologia NáuticaGravação e material de todas as palestras. Gratuito!

Participação de vários especialistas do setor náutico.

O yacht design dos clássicos

Em seguida, podemos citar um livro alternativo ao Principles of Yacht Design, talvez seu predecessor, escrito por um acadêmico a mais de um século atrás, mas que, em sua versão atualizada figura como importante recurso para o projeto de barcos:

  • Elements of Yacht Design: apesar do nome semelhante, esse livro, escrito por Nornan Skene em 1904 e atualizado em 1973 por Francis Kinney traz ferramentas diferentes, muito básicas e analógicas, mas ao mesmo tempo importantes, para o projetista interessado em afiar seus conhecimentos técnicos.

Vale aqui uma observação: o livro original, completo já consta em domínio público e você pode acessá-lo e baixar uma cópia diretamente neste link!

Skene's Elements of Yacht Design - Livro Yacht Design
À esquerda, o livro original de 1904, e à direita, a edição “nova” de 1973.

Uma imagem vale por mil palavras

O último item na nossa lista não fica atrás dos anteriores. É, entretanto, totalmente diferente do que já sugerimos. Não traz uma teoria consolidada de projeto de barco. Ao contrário, mostra casos de uso mais voltados para aqueles que tem interesse nos intricados sistemas a bordo de barcos de lazer, tarefa importante para o yacht design. Esta é uma excelente referência para quem que precisa de uma boa ideia de como funciona o barco, para basear seus semelhantes e sistemas análogos:

  • How Boat Things Work: Com um nome nada técnico, este livro torna-se convidativo em todos os sentidos. As explicações, apesar de básicas sobre cada um dos principais sistemas de bordo (hidráulico, governo, elétrico etc), são ricas em ilustrações claras que vão te dar uma boa mão pra entender como começar a dimensionar essa complexa rede de equipamentos.
How Boat Things Work - Livro Yacht Design

Ficam aí as dicas pra você começar sua carreira. Não esqueça que o yacht design é um campo de muitas informações interrelacionadas, então vale estudar de tudo um pouco. Esses títulos são um bom começo, mas dificilmente serão o final. Comece por aqui e suas leituras em yacht design ficarão cada vez mais naturais.

3 Seminário de Tecnologia NáuticaGravação e material de todas as palestras. Gratuito!

Participação de vários especialistas do setor náutico.

Luiz Carvalho
About the author

É Engenheiro Naval formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com larga experiência como velejador, já correu regatas nas classes Laser, Snipe e finalmente como tripulante na ORC, participando de importantes eventos, como a Regata Internacional Santos – Rio. É um apaixonado por barcos e acredita que reside um grande potencial a ser explorado no povo brasileiro, através de políticas voltadas para a imensa costa atlântica e os milhares de quilômetros de rios navegáveis de que o país dispõe.

Leave a Reply

Mini Congresso de Yacht Design 2020

Online. Gratuito.  Em Março!

Pré-inscrições abertas!

Mini Congresso de Yacht Design Brana 2020
Mini Congresso de Yacht Design Brana 2020

Quais os softwares mais utilizados por projetistas de embarcações?