+55 21 3511-6551

Deblois Street Dory 18.5

Ideal para vela e remo. Muita versatilidade com toda segurança.

Deblois Street Dory 18.5

ESPECIFICAÇÕES

Comprimento Total (LOA)   5,69 m
Comprimento Linha D’água (LWL)   4,45 m
Boca   1,47 m
Calado (bolina alta/baixa)   0,127/0,68 m
Pontal à Meia Nau   0,46 m  
Área Vélica 7,06 m² (sprit) 8,26 m² (lug)

Nível de dificuldade: intermediário

Segundo o projetista, Clint Chase, ele se debruçou tantas vezes sobre os projetos do aclamado projetista americano J. Gardner, que ele começou a achar a forma de um dory tão elementar, prática e bonita. De fato, são barcos de muita versatilidade, com toda segurança que ofereciam na água, especialmente os Swampscotts. O dory representa o último casamento de forma e função. O desenho da apresentação que você vê foi o resultado da primeira versão do DSD. Havia o objetivo projetar um verdadeiro dory. Um verdadeiro dory é construído erguendo a roda de proa, as cvernase a popa em um fundo pré-cortado e lançando toda a montagem sobre um picadeiro forte. Com todos os componentes ancorados e reforçados, as tábuas podem ser dobradas. Um verdadeiro dory é cortado com as curvas de um dory – um chanfro nas tábuas subjacentes e sobrepostas. O casco #1 foi construído a partir desses planos tirados por Shane Hall e ela fez um trabalho espetacular, especialmente porque os planos foram desenhados para uma escala de um quarto. A segunda versão do dory foi a primeira versão do kit do barco. Não houve alterações no projeto. Depois de alguns anos de construção a partir de kits, muitos foram tidos como lições e essas lições foram aplicadas ao DSD Mk2. Este DSD de segunda geração foi re-carenado para suportar melhor as capacidades de navegação do barco e torná-lo ainda mais fácil de construir do que as versões anteriores, eliminando qualquer confusão.

Este ainda é o único kit TRUE DORY disponível no mercado, em qualquer lugar. Os outros são uma confusão de costura-e-cola, ou a montagem nada tem a ver com a de um dory de verdade.

O DSD é o que considero o barco ideal para vela e remo. Esta é uma arte que trará alegria total sob remos ou vela. Muitas vezes, você ouve velejadores e remadores lamentarem o quanto eles desejam que não tivessem que levar seus remos ou, do contrário, eu ouço que eles desejam que seu barco não se comportasse tão mal sob vela. O D-Street é uma alegria para velejar e remar. Com remos de 9 pés de comprimento, é possível praticamente voar e seguir tranquilamente. Estes são os relatos que recebemos de todos os outros construtores DSD desde o casco #1. O desempenho do DSD pode ser resumido por uma memória de um dos meus Shop Talk & Messabouts. Três daysailers estavam saindo de East End, Portland: um DSD, um Swampscott do livro Dory de Gardner, e outro desconhecido. Eu tinha 5 pessoas a bordo quando passamos por uma delas: “Por que sua dory é tão rápida!?” Um deles exclamou. Enquanto a velocidade não é definitivamente o ponto de um dory, ainda era um elogio e um testemunho das habilidades do D-Street Dory sob a vela e o remo.