+55 21 3511-6551

Os Acessos da Lagoa Rodrigo de Freitas

Correr pela Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos prazeres do carioca. A ciclovia que cerca essa lagoa natural na zona sul do Rio de Janeiro tem 7,5 quilômetros de extensão e é cenário de muitas fotos, tanto dos cariocas quanto dos turistas.
O que pouca gente sabe é que a Lagoa é também local de regatas e esporte náutico. A Lagoa abriga dois grandes clubes, o Clube Naval Piraquê e o Clube dos Caiçaras, ambos localizados nas duas únicas ilhas da Lagoa e que possuem acesso aos corpos d’água.
No entanto, é interessante observar que a lagoa dispõe também, além de todos os seus atributos positivos para a náutica, de acessos abertos para quem quiser velejar, remar ou praticar algum esporte náutico. Isso porque há piers e pequenas “praias” de lagoa dispostos ainda em seu entorno, alguns em muito bom estado.

Pier na orla da Lagoa, ao lado da ciclovia (Fonte: BRANA).
Pier na orla da Lagoa, ao lado da ciclovia (Fonte: BRANA).

 

Os pedalinhos ainda existem, e são a prova de que é possível navegar na Lagoa! (Fonte: BRANA)
Os pedalinhos ainda existem, e são a prova de que é possível navegar na Lagoa! (Fonte: BRANA)

A Lagoa pode até não ser mar, mas sempre foi palco de atrações náuticas. Em meados do século XX já havia sido descoberta pelos remadores como excelente raia de treinos e competição – que antes usavam a Baía de Guanabara, com ondas e ventos mais fortes. Tanto é que o Estádio de Remo fora construído com o propósito de atrair o público para o esporte que, à época, costumava ser tão popular quanto o futebol (já reparou nos nomes dos clubes de futebol do RJ?).

Ontem e hoje: o estádio de remo da Lagoa foi palco de muitas disputas.
Ontem e hoje: o estádio de remo da Lagoa foi palco de muitas disputas.

Além disso, a raia de vela da Lagoa é um tanto quanto técnica. Cercada de maciços por quase todos os lados, a raia da Lagoa é ideal para o velejador iniciante, que não está acostumado com muitas ondas e precisa aprender a “ler” a direção do vento. E haja leitura para tanta sombra e rondada!

Enfim, a Lagoa hoje é um lindo cartão postal que pode passar facilmente a ser seu novo destino quando você decidir construir seu próprio barco e sair para lançá-lo sem precisar pagar nenhum tostão por isso. É bom lembrar que próximo a quase todos esses acessos há também estacionamento, que você pode utilizar pra estacionar o veículo que você usou pra transportar seu pequeno barco até lá. Mas chegue cedo: os espaços são concorridos!

Pic Nic às margens da Lagoa, um programa de fim de semana (Fonte: O Globo - g1.globo.com)
Pic Nic às margens da Lagoa, um programa de fim de semana (Fonte: O Globo – g1.globo.com)

Depois de lançado o barco, são inúmeras as opções de esporte. E você? Já decidiu  qual projeto de barco vai construir para seu próximo dia de lazer na Lagoa?

Outro esporte muito praticado nas águas da Lagoa é o wakeboard.
Outro esporte muito praticado nas águas da Lagoa é o wakeboard.
bradmin
About the author

Leave a Reply

Quais os softwares mais utilizados por projetistas de embarcações?

Assine Nossa Newsletter