+55 21 3511-6551

Muitas vezes em um barco de madeira, antes de começar a construção do casco propriamente dito, é necessário montar a estrutura que dará a sua forma, sobretudo no caso da construção tradicional de pequenas embarcações. Esse tipo de construção leva o nome de construção por “sistemas”.

Uma maneira muito comum de se fazer isso é montar uma série de seções espaçadas entre si, conhecidas como moldes (molds).

Moldes
Moldes

Os moldes são traçados a partir do lofting, utilizando alguma madeira barata ou sobras de madeira, uma vez que esta estrutura é temporária.

Molde sobre as linhas do casco em tamanho real (Fonte: Cassio Neres)
Molde sobre as linhas do casco em tamanho real (Fonte: Cassio Neres)

Uma alternativa bastante pratica é cortar os moldes em uma máquina CNC, que garante precisão e facilidade de corte. Neste caso se poupa a etapa do lofting  e da construção dos moldes.

Seções cortadas em uma máquina CNC.
Seções cortadas em uma máquina CNC.

 

Máquina de corte numérico - CNC
Máquina de corte numérico – CNC, o sonho de qualquer construtor naval.

Os moldes são então montados sobre uma base, que normalmente é fixada ao chão. Estas devem estar perfeitamente niveladas e espaçadas corretamente para que se tenha um barco alinhado. O conjunto de toda estrutura (temporária ou não) é construído sobre esse suporte para possibilitar a construção do casco. Essa base é conhecida como Picadeiro (strongback).

Base para os moldes (picadeiro).
Base do picadeiro.

 

Moldes formando o picadeiro.
Moldes formando o picadeiro.

Muitas das técnicas de construção envolvem a utilização de moldes, desde as mais modernas ou tradicionais, sendo possível usar ripas, tiras, laminas ou tábuas, além de diferentes colas ou adesivos. A questão é que a madeira será sempre fixada no  picadeiro (strongback),  que nivelará e dará a forma ao casco.

Note que o casco é construído sempre de cabeça para baixo por uma questão conveniência. Depois de concluído o casco, este então é retirado do molde e desvirado, para dar continuidade ao processo de construção.

Apesar de eficiente e muito comum, nem todas as técnicas necessitam da construção do par molde e picadeiro. Falaremos disso em um próximo artigo! Fique ligado!

Sobre o Autor  


cassio_foto

 Cassio Neres

É projetista de embarcações formado pela The Landing School em Maine, EUA, onde atualmente leciona e projeta. Praticante de surf e kitesurfing sempre amou o mar. Em 2015, após mais de 10 anos como co-fundador e diretor de uma empresa na área de TI, decidiu iniciar um movimento de transição em que pudesse combinar essa paixão com suas habilidades em matemática, solução de problemas, desenho e arte. Acredita no potencial náutico do Brasil e deseja contribuir para que as pessoas possam desfrutar de uma relação mais próxima com o mar. Mais informações em seu site.

bradmin
About the author

Leave a Reply

Quais os softwares mais utilizados por projetistas de embarcações?

Assine Nossa Newsletter